Basicamente um engenheiro civil faz projetos de especialidades, gestão e planejamento de obras, bem como fiscalização de grandes projetos de construção, incluindo estradas, edifícios, aeroportos, túneis, barragens, pontes e sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgotos.

O Que Faz Um Engenheiro Civil

Um engenheiro civil normalmente faz o seguinte:

  • Analisa relatórios, mapas e outros dados de projetos.
  • Considera os custos de construção, regulamentos, potenciais riscos ambientais e outros fatores em etapas de planeamento.
  • Testa os solos para determinar a sua capacidade de resistência para suportar com as estruturas.
  • Testa diversos materiais tais como asfalto, cimento ou aço.
  • Faz estimativas de custos e orçamentos para realização de uma obra completa. Estes orçamentos normalmente incluem, estimativas de materiais, equipamentos, mão de obra, entre outros, a fim de determinar a viabilidade económica de um projeto.
  • Utiliza software de engenharia civil para conceber elementos de projeto para sistemas de transporte, sistemas hidráulicos e estruturas de concreto armado, estruturas metálicas e estruturas mistas. De acordo com a regulamentação de cada país.
  • Supervisiona ou participa em inspeções de forma a estabelecer pontos de referência e orientar a construção.

Muitos engenheiros civis possuem posições de supervisão ou administração, desde gestor de obra a dono de obra. Outros trabalham em projeto, pesquisa e ensino. Trabalham com outros em projetos e podem ser ajudados por técnicos de engenharia civil.

Os engenheiros civis trabalham em grandes complexos, logo, normalmente especializam-se numa das várias áreas.

Engenheiros geotécnicos trabalham no sentido de assegurar que os solos suportam as estruturas. Focam-se na análise do solo e na forma como as estruturas construídas por engenheiros civis, tais como edifícios e túneis, interagem com o solo (incluindo rocha). Adicionalmente, projetam e planeiam taludes, paredes e túneis.

Os engenheiros de estruturas concebem, calculam e desenham elementos estruturais, tais como edifícios, pontes ou barragens, de forma a assegurar a sua resistência e durabilidade.

Engenheiros de transporte planeiam e desenham sistemas do dia-a-dia, tais como ruas e autoestradas, mas também planeiam projetos maiores, tais como aeroportos e portos.

Ambiente de Trabalho

Um engenheiro civil geralmente trabalha em escritórios. Contudo, passa muito tempo fora do país em obras de construção para que possa monitorizar operações ou resolver problemas no local.

Ocasionalmente, os engenheiros civis viajam para fora de forma a trabalhar em grandes projetos de engenharia noutros países.

Praticamente todos os engenheiros civis trabalham a tempo inteiro. Contudo, muitos engenheiros civis trabalham em projetos sob prazos contratuais. Os engenheiros que supervisionam esses projetos normalmente trabalham mais para que os prazos sejam cumpridos.

Capacidades Necessárias

Capacidade de resolver problemas complexos. Os engenheiros civis planeiam projetos de altas infraestruturas, tais como aeroportos e estradas, o que requer resolver problemas complexos.

Capacidade de tomar decisões. Um engenheiro civil deve determinar a viabilidade dos projetos, especialmente tendo em conta custos financeiros e preocupações de segurança. O planejamento urbanos e regional normalmente procura um engenheiro civil para conseguir conselhos nesses aspectos.

Capacidade de liderança. Um engenheiro civil é responsável pelo projetos das infraestruturas e pela sua implementação. Sendo assim, deve ser capaz de liderar encarregados de obra, desenhadores, orçamentistas, preparadores, empreiteiros, e outros por forma a executar uma obra de construção civil.

Capacidades matemáticas. Os engenheiros civis utilizam os princípios do cálculo, trigonometria e outros tópicos avançados de matemática para análise, e solução de problemas no seu trabalho.

Gestão de projeto. Apenas um engenheiro civil licenciado pode assinar projetos de infraestruturas. Isto torna imperativo que um engenheiro civil seja capaz de monitorizar e avaliar o trabalho no local da construção à medida que o projeto continua.

Capacidades de escrita. Um engenheiro civil deve ser capaz de comunicar com outros profissionais, tais como arquitetos, arquitetos paisagísticos e planejadores urbanos e regionais. Isto significa que um engenheiro civil deve ser capaz de escrever relatórios claros que pessoas sem formação em engenharia consigam acompanhar.