Cadeiras arrastando, passos, portas fechando, vozes: poderiam ser alucinações, mas não são quando você vive em um apê sem a proteção contra ruídos! É por esses e outros motivo que o isolamento acústico para apartamento existe e, de fato, soluciona os barulhos indesejados.

Convenhamos: ninguém gosta de ser perturbado quando está em casa, principalmente quando se estuda ou trabalha no ambiente. Especialmente nesses casos, barulhinhos não são nada bem-vindos, pois atrapalham a concentração. Ademais, seus vizinhos também não gostam de ser incomodados, seja lá qual hora do dia for. Por isso, você precisa saber como fazer um bom isolamento acústico no espaço e barrar sons de dentro para fora e vice-versa.

Para evitar que os sons entrem pelas frestas, descubra, neste artigo, materiais para o isolamento de ruídos, locais para aplicação e como fazer esse serviço!

Em quais ambientes posso fazer o isolamento acústico?

isolamento acústico para apartamento, isolamento acustico, isolamento acustico residencial,

O isolamento acústico pode ser aplicado praticamente em qualquer local, ou seja, é um artigo de arquitetura que vai muito além do uso residencial. Veja exemplos de locais:

  • centros comerciais;
  • galpões industriais;
  • estúdios musicais;
  • salas comerciais;
  • salas de cinema;
  • salões de festa;
  • salas de vídeo;
  • apartamentos;
  • escritórios;
  • fábricas;
  • casas.

Por sua vez, dentro de um apartamento, por exemplo, o isolamento também é bem versátil e viável. Pode-se dar preferência para os quartos, que devem ser locais mais íntimos, à sala por ser muito frequentada e à cozinha por abrigar muitos equipamentos barulhentos.

Quais as vantagens de fazer o isolamento acústico para apartamento?

isolamento acústico para apartamento, isolamento acustico, isolamento acustico residencial,

Contribui com a qualidade de vida

A qualidade de vida é bastante beneficiada com o isolamento acústico. O estresse, o cansaço mental, a irritação e outros problemas de saúde são uma constante na vida de quem lida com barulhos o tempo todo. Barrar sons de fora e criar um espaço mais relaxante melhora a tranquilidade no ambiente, que se reflete nos moradores. O sono também fica muito melhor, já que em ambientes calmos, tende-se a relaxar mais, e o melhor: sem interrupções!

Evita reclamações de moradores

Ninguém escolhe vizinhos, porém, dá para escolher ficar longe de reclamações deles por causa de barulhos, não é? Se você quiser dar uma festa ou chamar alguns amigos para uns drinques em casa, pode ficar tranquila. Se seus vizinhos tinham motivos para reclamar sobre ruídos, com o isolamento acústico eles não perceberão nem que você está em casa.

Melhora a concentração

Se você estuda dentro do apê, fazer o isolamento de sons é uma ótima forma de aumentar sua concentração e foco no que está fazendo. O barulho é um dos grandes vilões de estudantes, seja ele de conversas ou de tratores na rua. Com isso, seus dias e noites de estudo serão preservados!

Favorece a privacidade

Tanto sons externos que invadem seu ambiente quanto sons internos são interrompidos com as barreiras acústicas. Com isso, conversas, momentos em família e assistir a aquele filme com o volume mais alto poderão ser feitos sem que a vizinhança do prédio também preste atenção.

Quais materiais podem ser utilizados?

isolamento acústico para apartamento, isolamento acustico, isolamento acustico residencial, espuma acustica,

Há muitos materiais utilizáveis que abarcam diversos pontos de entrada de sons no apartamento. Você deve saber por onde os barulhos entram mais para usar a melhor solução no espaço e garantir vedação completa contra incômodos auditivos. Confira abaixo os principais.

Drywall com lã de vidro ou de rocha

O drywall é uma das técnicas mais utilizadas para o isolamento acústico residencial. São placas de média espessura, leves e que garantem a rigidez do conjunto, além de uma boa vedação acústica. Esse material ainda pode ser combinado com lãs de vidro ou de rocha, que aumentam o poder de isolamento.

Isolante acústico

Os isolantes acústicos são muito versáteis e suas aplicações se estendem do chão ao teto do apê. São um tipo de manta acústica fina ou um painel de fita isolante que garantem a vedação em pequenos espaços ou em grandes áreas. Além disso, também oferecem a aplicação em conjunto com outros aparatos, como o drywall. Eles não demandam perfurações no apartamento e podem ser aplicados por você mesma, sem complicações.

Janela antirruído

As janelas antirruídos são soluções eficazes contra barulhos. A vedação é feita desde o entorno, no batente da janela, com materiais grossos e pesados, para interromper o som. Há modelos feitos em PVC, madeira, alumínio e aço. Já o vidro utilizado é grosso, acima de 8mm, e pode chegar aos 24 mm, dependendo de sua necessidade de aplicação. É claro que, quanto mais grosso, maior será o custo do material também.

Porta antirruído

As portas antirruído são ótimas parceiras para acabar com os barulhos externos e dar muita privacidade ao ambiente. Boa parte desses modelos é feita em madeira maciça e tratada para o isolamento acústico. Elas são muito indicadas para a entrada que divide o apê e a área comum e também para quartos.

Janela acústica

As janelas acústicas contam com vidros especiais para maior vedação de som externo e interno. Há dois tipos de vidros usados nessas peças: os laminados e os insulados. Os vidros laminados são fabricados com várias camadas de resina, o que garante uma contenção forte contra sons. Já o vidro insulado é feito de duas lâminas separadas e espessas, com ar entre elas, o que torna o equipamento eficiente na redução de barulhos e de temperatura também. ​

Espuma acústica

A espuma acústica é aquela usada amplamente em isolamento acústico para estúdio. São placas leves de espuma em formato liso ou aquele que lembra as caixas para ovos, e absorvem o som interno, evitando a saída de sons de dentro do ambiente. Ideal para quem trabalha com música e produção de vídeos e áudios.

Como fazer o isolamento acústico?

isolamento acústico para apartamento, isolamento acustico, isolamento acustico residencial, espuma acustica, janela anti ruido, janela acustica,

Há vários locais para se aplicar o isolamento acústico, portanto, cada um demanda um tipo de mão de obra e detalhes específicos. Vamos passar alguns dos principais métodos e produtos usados aqui abaixo.

Isolamento acústico de parede com espuma acústica

Você pode usar os painéis acústicos, isolantes, ou mesmo as espumas acústicas, se o ambiente permitir a estética que esse material propõe. A aplicação destes três componentes exige cola específica para o material, que pode ser comprada em lojas de materiais para casa. O preenchimento deve ser total na parede onde você quer barrar os sons.

Isolamento acústico com drywall

O modo de fazer essa aplicação exige mão de obra especializada, já que é preciso cortar as barras de fixação das placas de gesso, medir todo o ambiente e fazer as aplicações. Antes de fechar as paredes, faça uma camada de lã de vidro ou de rocha a fim de vedar por completo o som. No entanto, fique tranquila quanto à sujeira, porque o drywall gera pouquíssimo resíduo.

Janelas isolantes

Muitas vezes, o isolamento feito por vidros é o suficiente para conferir mais silêncio ao ambiente. Já em outros, deve-se fazer a substituição da janela antiga por uma nova que barre ruídos. Em ambas as opções, deve-se chamar um profissional especializado nesse serviço.

Portas isolantes

Para as portas, a troca integral deve ser feita, desde o batente até a porta em si. Todo o conjunto deve ser do tipo antirruído, já que o som se propaga com facilidade por vários espaços onde o ar passa. Para essa mão de obra, contar com um prestador de serviço qualificado é a melhor opção.

Quais cuidados devo tomar na aplicação?

isolamento acústico para apartamento, isolamento acustico, isolamento acustico residencial, isolamento acustico parede

Para que a sua isolação acústica no apartamento fique realmente boa, você deve se atentar para alguns pontos-chave. Confira:

  • meça o apartamento e calcule quanto do espaço será tomado pelo isolamento;
  • respeite o que seu orçamento permite, pois o isolamento acústico pode ter tanto preços altos quanto baixos;
  • não deixe frestas nem espaços entre portas, janelas e outros locais por onde entra ar;
  • evite usar madeira no chão, ela propaga mais os barulhos;
  • aplique produtos adequados para cada cômodo;
  • conte com mão de obra especializada sempre;
  • use materiais de boa qualidade.

Viu como há várias opções para fazer o isolamento acústico para apartamento? Diante disso, mesmo morando próximo a um aeroporto ou à beira de uma estrada, quando portas e janelas forem fechadas, o sossego é garantido!

Gostou do conteúdo? Conte pra gente o que você sabe sobre o assunto nos comentários!