Se você está pensando em comprar um ar-condicionado para sua casa, com certeza já teve essa dúvida: é verdade que o aparelho faz com que o ar fique mais seco? A resposta não é tão simples. Ele pode ressecar o ar, sim, mas nós temos algumas dicas que podem te ajudar a solucionar o problema.

A boa notícia é que você pode tomar alguns cuidados para que o ar ressecado não afete a sua saúde. Com algumas dicas simples, você pode evitar o ressecamento e respirar melhor nesse verão.

Por que o ar-condicionado resseca o ar?

Para refrigerar o ar, o aparelho “suga” a umidade dele – tanto que todo ar-condicionado solta água, certo? Com isso, o ar fica frio e, consequentemente, pode ficar mais seco.

Ar-condicionado instalado na janela da sala de estar mostrando a saída do ar frio

Em épocas que faz muito calor, passamos grande parte do tempo em ambientes com ar-condicionado – seja em casa, no trabalho, no carro, em lojas ou restaurantes. Com isso, o corpo pode sentir mais esse efeito.

Dicas para combater o ressecamento do ar

– Faça sempre a limpeza e a manutenção do aparelho de ar-condicionado;

– Abra as janelas e deixe o ar circular sempre que possível;

Janela aberta com destaque para a frase "deixe o ar circular"

– Hidrate-se: beba bastante água, o dia todo;

– Use um aparelho umidificador de ar para contrabalancear o efeito do ar-condicionado;

– Se você não tem um umidificador, coloque um recipiente cheio de água à noite no quarto quando for dormir com o ar-condicionado ligado;

– Se sentir o nariz muito ressecado, use soro fisiológico;

– Evite ficar muito perto das saídas de ar frio;

– Se possível, evite usar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas, pois o choque térmico agrava os problemas respiratórios.

Para saber mais sobre limpeza e manutenção do seu aparelho, leia nosso conteúdo exclusivo sobre os problemas que podem aparecer no ar-condicionado.

Agora você já sabe tudo o que precisa fazer para não sofrer com o ar ressecado pelo ar-condicionado e não precisa se preocupar com isso. E, já que estamos falando disso, aproveite para saber mais sobre qual a temperatura ideal do ar-condicionado no ambiente de trabalho.