O sonho da casa própria ainda é desejado por grande parte da população brasileira. Mas existem alguns cuidados que devemos tomar antes de realizar este sonho tão esperado. Conheça alguns problemas comuns na hora de comprar ou construir a sua casa própria.

Aqueles que já compraram ou tiveram que vender um imóvel provavelmente descobriram a dor de cabeça que é quando o imóvel esta irregular. Falta de escritura, habite-se ou a planta são os problemas mais comuns. Mas temos uma boa notícia para você: é possível corrigir a estes problemas de uma forma bem fácil. Isso garantirá a sua tranquilidade e vai garantir ao seu bolso uma economia maior na hora de vender ou comprar um imóvel. Vamos considerar alguns dos problemas mais comuns e como fazer para resolvê-los. Nesta série de matérias vamos abordar o passo a passo de cada procedimento.

Imóvel não possui escritura

A escritura ou Certidão de Matrícula é um documento que precisa ter registro no cartório. Nele encontramos informações sobre o proprietário e a regularização do imóvel. Quando uma propriedade não tem este documento, o suposto dono pode correr o risco de perder esta propriedade. geralmente a compra e venda de imóveis sem escritura são feitos com os famosos “Contratos de Gaveta” que na verdade é apenas um contrato de compra e venda.

Qual o problema de comprar um imóvel sem escritura?

O problema será na hora de tentar vendê-lo. As imobiliárias não costumam trabalhar com imóveis sem escritura. E dificilmente um banco vai aprovar um financiamento de um imóvel sem escritura. Por isso se você pretende vender seu imóvel é importante que tenha a escritura dele em seu nome.

Uma alternativa seria encontrar os antigos donos ou herdeiros e pedir para a escritura ser lavrada, em outras palavras, que ela seja emitida. Além dos antigos proprietários é necessário também levar um título de compra para que seja comprovada a negociação e o registro do imóvel. Caso você não consiga encontrar os antigos donos ou herdeiros ou não tiver nenhum documento que comprove a compra do imóvel terá que procurar a justiça.

Neste caso o recurso mais comum é mover uma ação por usucapião, desde que você consiga comprovar que já esta morando no imóvel por pelo menos 5 anos. Para isso, talvez seja necessário usar contas, fotos vizinhos ou outras testemunhas. Este processo costuma demorar muito tempo e é necessário ter um advogado.

Quanto custa?

O custo para fazer a escritura de um imóvel pode chegar a 4% do valor do imóvel. Isso vai depender do valor real e do valor venal da propriedade.

Nós da Engenharia Ponto oferecemos toda a consultoria com relação a regularização da documentação de sua propriedade. Fique atento que nas próximas semanas iremos postar mais matérias sobre problemas que ocorrem na hora de comprar e vender imóveis. Deixe um comentário se você já passou por um problema na hora de comprar ou vender seu imóvel.