Está pensando em reformar sua casa ou construir uma escada para interligar ambientes? Mas não sabe como construir escada em ambientes internos. Então esse artigo é para você, pois a Engenharia Ponto preparou dicas de como construir escada. Confira!

Não há como construir escadas sem ter o mínimo de conhecimento de cálculos geométricos, pois os degraus devem receber quantidade adequada de concreto. A altura dos degraus e largura deve ser calculada segundo a altura total da escada. A altura do espelho da escada deve ser proporcional à profundidade do piso.

Como construir escada e calcular quantidade de degraus

A proporção ideal do degrau deve ter cerca de 18 cm de altura x 27 cm de profundidade. Mas esse valor poderá variar segundo o espaço destinado para instalação da escada. É preciso calcular a quantidade de degraus para determinar como construir escada.

Os degraus da escada devem ser calculados segundo a altura do piso até o teto, sem deixar de incluir a altura do piso superior. Vamos exemplificar, levando em conta como fazer uma escada com altura de 2,50 m. Some a altura total com a altura do piso superior e divida pelo pela altura do espelho.

como construir escada

Como construir escada – preenchimento dos degraus.

Após calcular a altura, profundidade e quantidade de degraus, cabe contratar o serviço de um profissional para execução do serviço. Pois é necessário fazer uma estrutura para montar a escada, seja ela de concreto, madeira, alvenaria ou pré-moldada. Os degraus precisam estar nivelados e a estrutura deve ser reforçada para evitar acidentes.

Após construção da escada é necessário definir o acabamento. Há como construir escada com acabamento de piso, deixá-la rústica ou instalar degraus de madeira. O ideal é utilizar material antiderrapante no piso para garantir a segurança e evitar acidentes.

Um item muito importante na escada é o corrimão, pois escadas sem corrimão podem provocar graves acidentes.