• Horário de funcionamento:

    Segunda a Sexta 9:00 às 18:00
  • Blog

    Viagem de final de ano – 25 dicas para você planejar e aproveitar ao máximo gastando pouco!

    A viagem de final de ano é, para muitas pessoas, a maior oportunidade de tirar alguns dias com a família ou amigos, fugir da rotina e do stress do trabalho e conhecer outros locais pelo mundo. Os dias antes do Natal e Ano Novo são perfeitos para viajar, com as férias escolares e coletivas em muitas empresas. O problema é que em nenhum outro momento do ano há tantas pessoas querendo viajar, o que pode gerar muitos problemas, além de fazer o custo da viagem disparar. Mas calma, para te ajudar a aproveitar ao máximo e gastar menos, o Melhores Destinos separou algumas dicas infalíveis para você aproveitar o que de melhor as festas têm a oferecer e iniciar o novo ano revigorado!

    Ler mais

    Confira algumas dicas para economizar energia no horário de verão

    O principal objetivo do Horário de Verão é diminuir a demanda de energia no momento do pico de consumo do sistema elétrico brasileiro. Neste ano, o novo horário começa a vigorar no próximo domingo, 4 de novembro, e se estende até 16 de fevereiro de 2019. Para potencializar esse objetivo, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, dá dicas de consumo consciente.

    Ler mais

    SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

    Segurança do trabalho

    é o planejamento da prevenção de acidentes decorrentes da atividade a ser desenvolvida pelo trabalhador.

    Na construção civil, as orientações para segurança do trabalho são determinadas pela NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

    A finalidade é proteger os trabalhadores de acidentes e doenças que podem ocorrer em canteiro de obras.

    NR-18

    A NR-18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que têm como objetivo implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

    De acordo com a NR-18 estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores são obrigados a elaborar e cumprir um Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT). A Norma traz orientações sobre como devem ser projetados, construídos e organizados todos os ambientes de um canteiro de obras, inclusive de acordo com o trabalho a ser executado.

    O texto completo da Norma Regulamentadora 18 está disponível no site do Ministério do Trabalho NR18 – ATUALIZADA

    Ler mais

    Sustentabilidade na construção civil

    Construção civil e meio ambiente

    A construção civil impacta o meio ambiente ao longo de toda a sua extensa cadeia produtiva, desde a extração de matérias-primas, passando pela produção e transporte de materiais e componentes e chegando à execução, sem parar por aí. Embora cada etapa tenha seus impactos, a operação de um empreendimento concentra um potencial de impacto ainda mais elevado.

     

    Afinal, as construções têm diferentes níveis de eficiência energética e de uso da água. Além disso, ao final da vida útil de uma edificação os resíduos também têm alto potencial de impacto ambiental. Devido ao alto grau de complexidade, é preciso que a sustentabilidade na construção civil seja abordada de maneira abrangente e sistêmica.

    Ler mais

    10 dicas para decorar a casa gastando pouco

    Está decorando o primeiro apartamento ou quer dar um up na decoração sem gastar muito dinheiro? Chamamos o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, para dar dicas de como investir em pequenas mudanças que vão mudar o visual e dar mais personalidade ao projeto sem grandes investimentos. Confira:

    Acessórios
    Dicas para decorar a casa gastando pouco (Foto: Reprodução)

    As almofadas são, normalmente, os primeiros itens que pensamos em mudar para renovar o décor. Investir em acessórios novos é sim uma ótima saída. Nesse grupo, entram os tapetes e os quadros – este último pode ajudar a dar um toque de personalidade e refletir hobbies e gostos dos moradores. “Mas tome cuidado para não escolher tons muito escuros que podem dar a sensação de que o espaço é menor e mais escuro”, alerta Bruno. Além dessa ressalva, ele sugere que haja parcimônia no mix de cores entre os acessórios e, caso haja estampas, que elas conversem entre si.

    Dicas para decorar a casa gastando pouco (Foto: Reprodução)

    Os tapetes, além de darem mais graça para o espaço, ainda podem adicionar aconchego e aquecer o ambiente. “É interessante que ele saia 15 cm para as laterais do sofá ou da poltrona e tenha a mesma medida sob os móveis”, ensina Bruno.

    Dicas para decorar a casa gastando pouco (Foto: Divulgação)

    As tramas metálicas ganharam o universo do décor, são baratas e podem substituir murais de recados e porta-retratos. “Elas servem como porta-lembretes, ou para exibir imagens e fotos para decorar o ambiente em que estiver”.

    Prateleiras
    Dicas para decorar a casa gastando pouco (Foto: Reprodução)

    Ótimas aliadas, além de dar suporte para objetos decorativos, as prateleiras ajudam a organizar os ambientes deixando tudo sempre à mão e podem ocupar todos os cômodos da casa, do banheiro à cozinha. Outra opção com a mesma funcionalidade são os caixotes de madeira, que têm baixo custo e podem servir como nicho para guardar livros, acomodar garrafas de vinho, entre outros usos. Se empilhados, transformam-se em estantes.

    Pufes
    Dicas para decorar a casa gastando pouco (Foto: Mariana Orsi)

    Os pufes podem ser móveis multi-funcionais. Além de servirem para acomodar mais pessoas, alguns têm baú, ótimo para adicionar espaço para armazenamento. “Invista em modelos com mesmo acabamento do sofá e com rodinhas, para facilitar a movimentação”, sugere Bruno. Com uma placa de madeira por cima, ainda podem funcionar como mesa lateral ou mesa de centro.

    Adesivos e pintura
    Dicas para decorar a casa gastando pouco (Foto: Mariana Orsi)

    Os adesivos são ótimos para quem deseja mudar a cara de objetos e paredes sem gastar muito. “É possível, por exemplo, adesivar geladeiras, frigobares, filtros, máquinas de café, entre outros eletrodomésticos para combinar com a nova decoração, sem precisar gastar dinheiro para trocar o aparelho por um novo”, diz o arquiteto. As formas geométricas estão com tudo: vale apostar em adesivos de bolinhas e triângulos para as paredes. Também é possível dar destaque a uma parede adicionando uma cor diferente. Evite tons escuros em espaços pequenos e, no caso de usar adesivo, papel de parede ou tinta em alguma parede, deixe este ser o único ponto de destaque, para não tornar o ambiente confuso.

    Espelhos
    Dicas para decorar a casa gastando pouco (Foto: Divulgação)

    Eles são a saída perfeita para dar impressão de amplitude num espaço mais enxuto. “Os espelhos funcionam muito bem na sala de jantar, refletindo a mesa – o que, no Feng Shui, significa prosperidade”, ensina o arquiteto.

    Iluminação
    Dicas para decorar a casa gastando pouco (Foto: Divulgação)

    iluminação é um ponto muito importante na decoração. Investir em luminárias que permitem mudar a direção e acrescentar novos pontos de luz, como os trilhos compostos por spots, pode ser mais econômico do que as versões embutidas. Esse tipo permite que os focos de luz se adaptem a novos layouts. “Com o tempo, se o morador quiser trocar o sofá por um modelo maior ou acrescentar uma poltrona, o trilho permite mudar a posição dos spots e direcioná-los para as novas peças, além de haver a possibilidade de aumentar ou diminuir a quantidade de pontos de luz”, explica.

    Plantas
    Dicas para decorar a casa gastando pouco (Foto: Reprodução)

    Ter um cantinho verde em casa não precisa demandar um grande investimento. Vasos simples de plástico pendurados com ganchos em ripas de madeira, parafusadas na parede, são suficientes para compor o jardim vertical ou a horta com temperos fresquinhos. É uma ideia rápida de executar. “Os vasos de concreto também são ótimas opções. Eles combinam com quase tudo e são baratos”. Bruno também sugere o uso de suculentas, espécies que não demandam muitos cuidados e podem ser encontradas até mesmo em mercados. “As plantas dão um toque mais humano para a decoração”, completa.

    Ler mais

    Vai eliminar documentos? Veja os prazos para manter comprovantes

    Procon-SP orienta sobre o que manter durante a limpeza para a virada do ano; alguns documentos exigem cinco anos até serem dispensados

    Com o fim do ano chegando, muita gente quer se livrar dos papéis que se acumularam durante os últimos meses. Limpar as gavetas e eliminar contas, boletos e outros documentos antigos é ótimo para começar 2019 com a casa arrumada. Mas, qual é o prazo para manter comprovantes, contratos e notas fiscais? Confira abaixo as dicas do Procon-SP.

    Ler mais

    Porque contratar um Engenheiro Civil?

    O Engenheiro Civil é o profissional responsável por projetar, gerenciar e executar obras de construção civil. O profissional de engenharia civil atua em todas as etapas de uma construção, seja de sobrados, prédios, pontes, viadutos, túneis, rodovias, ferrovias, barragens etc.

    De acordo com a especialidade, é responsabilidade do engenheiro civil a análise do solo, a definição dos tipos de fundação, do partido estrutural, da impermeabilização, dos acabamentos e todos os sistemas incorporados a um empreendimento.

    O engenheiro civil responde também pela execução, coordenando equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, zelando pelos padrões de qualidade e de segurança. A profissão de engenheiro civil se organiza conforme a disciplina de estudo do profissional, podendo ser: geotecnia e fundações, estruturas, cobertura, revestimento, sistemas, instalações, fechamentos, alvenaria, impermeabilização, dentre outras.

    Algumas funções que podem ser exercidas pelo engenheiro civil: diretor de negócios de obras de infraestrutura, gerente de obras, gerente de engenharia, coordenador de obras, coordenador de engenharia, supervisor de engenharia, engenheiro de obras, gerente de logística e suprimentos.

    Ler mais

    Água: o que o Brasil tem a aprender sobre reúso?

    Especialistas internacionais estão reunidos em São Paulo nesta semana para o simpósio “Escassez Hídrica e Reúso de Água como Parte da Solução”, para apresentar o que há de mais moderno e inovador nessa discussão. Embora dotado de tantos recursos hídricos, o Brasil tem sofrido muito com a seca nos últimos anos.

     

    Ler mais

    Como comprar um terreno como segurança? 10 dicas e documentos!

    Então você decidiu que você quer construir sua próxima casa a partir do zero, ou pretende comprar um terreno como um investimento. Para a compra desse tipo de imóvel, é necessário que o interessado dedique um bom tempo antes da compra para não ter problemas depois da compra, que podem resultar em dores de cabeça legais e prejuízos financeiros.

    Ler mais
    × Converse conosco!