• Horário de funcionamento:

    Segunda a Sexta 9:00 às 18:00
  • Blog

    4 dicas para não errar no assentamento de piso

    Todo mundo sabe que um piso mal assentado vai causar um monte de problemas para os moradores no futuro, isso se não causar transtorno na hora de entregar a obra, com o mestre de obras ou os donos da casa entrando na sala no meio do trabalho e vendo que o assentamento de piso tá todo errado. Ninguém merece!

    Ler mais

    Laje: O que é e principais tipos

    Lajes são estruturas que realizam a interface entre pavimentos de uma edificação, podendo dar suporte a contrapisos ou funcionar como teto. Geralmente, apoiam-se em vigas, que por sua vez, apoiam-se em pilares e realizam a distribuição adequada da carga da edificação.

    Ler mais

    O que é Laje de Isopor?

    Laje de isopor é o nome dado para as lajes em concreto armado que levam peças em isopor em sua composição. O uso de isopor nas lajes pode propiciar diversos benefícios, dentre os quais a redução do peso próprio da estrutura. O isopor não possui função estrutural e, por conta dele, essas lajes também podem receber o nome de lajes leves.

    Ler mais

    O que é Laje Treliçada?

    Laje treliçada é um tipo de laje pré moldada que possui uma estrutura de treliça como armadura, fixa a uma placa de concreto. Nos vãos entre esta estrutura, utiliza-se algum material de preenchimento, de forma similar ao que acontece com outros modelos como poliestireno expandido (EPS) ou blocos cerâmicos.

    Ler mais

    O que é Laje Alveolar?

    Lajes alveolares são produtos pré-fabricados de concreto que realizam a função de laje. Seu formato característico está na presença de vãos internos, os alvéolos, que dão o nome.

    Ler mais

    A função e vantagens do uso das sapatas em uma obra

    Uma boa fundação é essencial para não ter dores de cabeça durante a execução de uma obra. E para isso, as sapatas de concreto são fundamentais.

    São elas as responsáveis por garantir sua resistência e durabilidade de uma construção. Elas são  a base, abaixo da superfície e por isso, de vem ser fortes o suficientemente para absorverem as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las no solo.

    E se você quer saber mais sobre as sapatas, funções e tipos, não deixe de conferir este artigo.

    Boa leitura!

    O que são as sapatas?

    A NBR 6118 define sapatas como “estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta”. Ou seja, é ela a responsável pela sustentação do peso da construção, aumentando a distribuição da carga no solo.

    Geralmente, elas têm uma base quadrada, retangular ou trapezoidal.

    Quais os tipos de sapatas?

    Há diversos tipos de sapatas e, entre as mais comuns e básicas, podemos citar:

    1.Sapata isolada

    É o tipo de fundação mais superficial e simples, por isso mais usada na construção civil. Esse tipo é projetado para suportar e transmitir, geralmente, os esforços de apenas um pilar ou coluna.

    É indicada para construções em terrenos firmes.

    2. Sapata corrida

    Este tipo suporta cargas de elementos contínuos com cargas distribuídas linearmente, como muros, paredes e pilares ao longo de um mesmo alinhamento.

    Por isso, é comum em construções de pequeno porte em terrenos firmes.

    3. Sapata associada ou combinada

    Quando duas ou mais sapatas isoladas ficam próximas demais por falta de espaço ou por uma questão estrutural, uma sapata associada é criada para evitar que as bases se sobreponham e atrapalhem a construção.

    Assim, ela deve ser rígida o suficiente para receber a carga dos pilares de cada uma das sapatas isoladas.

    4. Sapata alavancada, com viga de alavanca ou viga de equilíbrio

    É usada quando a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do seu pilar, seja porque está perto de divisas de terreno ou por causa de algum obstáculo. Nesse caso, a viga é criada entre duas sapatas para transferir parte dos esforços e equilibrar o conjunto, chamada viga alavanca.

    sapatas

    Qual a função das sapatas em uma obra?

    Para que uma construção permaneça no seu lugar, sem instabilidades ou rupturas, é preciso que ela seja erguida sobre um alicerce. Ou seja, uma base abaixo da superfície que seja forte o suficiente para absorver as cargas da edificação e distribuí-las no solo.

    Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado e barras de aço ou armaduras que absorvem as tensões e as transfere para o terreno.

    Dessa forma, quando projetadas de modo correto, as sapatas suportam cargas mais elevadas em comparação às vigas, blocos e radiers.

    Quais são os benefícios do uso das sapatas

    Entre os inúmeros benefícios do uso das sapatas na construção civil podemos mencionar:

    • Oferecem um trabalho mais eficiente, pois são construídas de forma direta no solo, dentro de uma escavação;
    • Entre as fundações rasas, as sapatas são as estruturas que aguentam maior capacidade de carga;
    • Podem ser executadas com pouca escavação e baixo consumo de concreto;
    • Apresentam baixo custo;
    • A execução é rápida;
    • Podem ser construídas sem equipamentos ou  ferramentas especiais.

    Erros no Planejamento de Obras - Sapatas

    Gostou do texto? Quer saber mais sobre outros temas relacionados à construção civil?  Então não perca tempo!

    Ler mais

    Cuidados na instalação de ar-condicionado

    O verão está chegando e este é o momento para comprar e instalar seu ar-condicionado em casa, antes que o calor venha com tudo. No entanto, o ar-condicionado é um aparelho criado para resolver seus problemas e não para se tornar mais um, certo? Por isso, listamos aqui os principais cuidados que você precisa ter para que a instalação do seu aparelho não se transforme em uma enorme dor de cabeça.

    Ler mais

    Ar-condicionado portátil ou de parede: qual o melhor?

    Existem muitos tipos e modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado, mas você já sabe qual é o melhor para sua casa? Uma das dúvidas que surgem na hora de optar por um modelo é entre ar-condicionado de parede ou portátil. Para facilitar a sua escolha, fizemos uma lista com as vantagens e desvantagens dos dois tipos que vai te ajudar a tomar uma decisão.

    Ler mais
    × Converse conosco!